Secretaria de Saúde intensifica ações na campanha Novembro Azul

O mês de Novembro é dedicado ao Novembro Azul, que é uma campanha de conscientização direcionada, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Com foco nessa campanha a Prefeitura de Bannach, sul do Pará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando diversas ações no município.

Entre os assuntos mais abordados, estão explicações sobre as doenças, exames preventivos, sintomas e da importância do diagnóstico precoce, preconceitos, além de alimentação funcional e qualidade de vida. Folhetos explicativos também são distribuídos aos usuários.

Na avaliação da Coordenadora da Atenção básica, Maria Aparecida Sousa, essa é uma campanha que prioriza a classe masculina, que ainda tem dificuldades para realizar o exame. “É muito importante que o homem também cuide da saúde, pois a prevenção é algo muito importante e principalmente agora quando está mais fácil a realização do exame”, explica. O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele do tipo não não-melanoma, acrescentou.

Nesta terça (21) na cidade aconteceu a caminhada de conscientização que mobilizou servidores da área de saúde do município. Nesta quarta 22, à noite foi realizado atendimento humanizado e nesta quinta 23, a comunidade de Pista Branca foi contemplada pela ação que encerrou à noite com atendimento humanizado também para homens.

Como detalhe, o atendimento humanizado nessa campanha envolve todos os profissionais da área de saúde, pois são realizadas consultas medicas, enformagens, avaliações fisioterápicas e psicológicas,  odontológico, exame de sífilis que é uma doença sexualmente transmissível (DST) bem como exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) que é um exame de sangue importantíssimo para que o médico urologista conclua o diagnóstico da presença ou não do câncer de próstata.

No dia 28, os atendimentos do Novembro Azul serão retomados, quando as ações acontecerão na aldeia Kriní Kaiapó, em parceria com a Dsei Kayapó, uma entidade que cuida da saúde indígena, cuja sede é na cidade de Redenção.

Nesse dia, será realizado na aldeia um torneio esportivo organizado pela Dsei cujo objetivo é facilitar o trabalho das equipes de saúde da campanha Novembro Azul. Conforme a Assistente Social Jeniffer Hilgert, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a campanha está sendo bem aceita pelas comunidades numa demonstração de interesses iguais, entre prefeitura, Secretaria de Saúde e população.

Com relação ao torneio na aldeia, Jeniffer disse que a Dsei Kayapó informou que haverá premiação para as equipes que participarem como incentivo para que todos possam se envolver na campanha Novembro Azul.