Bannach: Gestão Pública com Responsabilidade

Por/Moraes Filho

Tem um ditado que diz que o povo tem o prefeito que merece. Pois bem, em minha opinião, a população de Bannach, tem exatamente a prefeita que merece. Lucineia Oliveira (PMDB) tem surpreendido a todos (as) principalmente a oposição, com seu modelo inteligente de administrar o município. Surpreendente porque está no cargo de prefeito pela primeira vez e há nove meses fazendo aquilo que os demais não deram conta de fazer.

Junto com o Vice-Prefeito Josimar Bracinho e o Secretaria de Saúde, José de Fatimo, Lucineia preza pela autonomia e valorização dos profissionais da área de saúde pública, visando o exercício de um bom trabalho voltado à melhoria e qualidade de vida do povo.

Nesse sentido, a gestão pública de Bannach se dedicou bastante na escolha de bons profissionais, bem como na capacitação de cada um. Foi assim com a equipe de Vigilância Epidemiológica que participou de encontros com a Regional de Saúde traçando estratégias de combate à malária nos garimpos e aldeia no município.

São conquistas, nunca visto antes, por exemplo, numa fila em que os pacientes teriam que esperar por mais de 2 anos por um ecocardiograma no Hospital Regional, a prefeitura resolveu o problema em um só dia com a realização de consultas, eletrocardiograma e ecocardiograma. Foram realizadas 28 consultas cardiológicas, 28 eletrocardiogramas e 24 ecocardiogramas totalizando 80 procedimentos em um só dia. Como detalhe, o exame de ecocardiograma só é feito no Hospital Regional e o município tem somente uma vaga por mês.

A prefeita Lucineia junto com sua equipe viu a necessidade de fazer um itinerante desse tipo na área de saúde, com a presença de especialistas para fazer o exame de alta complexidade, e prontamente apoiou a ideia sem nenhuma formalidade o que demonstra a responsabilidade da gestora e sua equipe para com a população.

E aqui estou falando somente da área de saúde que foi entregue à Lucineia sem as mínimas condições de atendimento de qualidade.