A Secretária de Assistência Social orienta sobre os procedimentos para o Auxílio Emergencial federal

Devido a procura de munícipes que buscam informações acerca do Auxílio Emergencial no Cadastro Único e na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), traz orientações para a população já que esses equipamentos não fazem a operacionalização e não tem ligação direta com o pagamento desse benefício.

O Auxílio Emergencial é um benefício ligado ao Ministério da Cidadania, cujo pagamento é operacionalizado pela Caixa Econômica Federal e que toma como base de referência o dia 20 de março deste ano. Têm direito a ele todas as pessoas que já possuem Cadastro Único ou que tenham rendas mensais per capita (por pessoa) de até R$ 522,50 ou familiar de até R$ 3.135,00.

Para os casos de pessoas que possuem Cadastro Único e recebem Bolsa Família (BF), o Governo Federal irá depositar o Auxílio Emergencial diretamente na conta bancária indicada, na mesma data em que o BF já era depositado. O governo federal selecionará o auxílio mais vantajoso para a família.

Já para pessoas que possuem o Cadastro Único ativo, ainda que com pendência de atualizações, mas que não recebiam o BF e estão nos critérios do Auxílio Emergencial (por exemplo: corte de renda, não ter trabalho formal, não receber benefício do INSS, BPC/LOAS, entre outros) o Auxílio será depositado em conta Caixa ou Banco do Brasil identificadas pelo Caixa, ou será criada uma poupança digital pela Caixa, que irá definir também para os beneficiários o calendário de depósito.

Já para os cidadãos que se enquadram nos critérios, mas não possuem Cadastro Único, a indicação é para que façam sua inscrição na plataforma do Auxílio no site da Caixa e aguardem as orientações do Ministério da Cidadania. O resultado da solicitação pode ser acompanhado pelo próprio aplicativo/site e informamos que muita gente após ter feito as solicitações do Auxílio tem ido até os CRAS e Cadastro Único para pedir informações. “No entanto, também para evitar a circulação de pessoas e aglomerações, orientamos que as pessoas aguardem para que dê o tempo de dias úteis necessários para que o Ministério da Cidadania possa processar os dados e os envie para a Caixa. Isso pode levar até dez dias corridos”.

Explicamos  também que muitos munícipes não têm conseguido fazer a inscrição no site da Caixa, mas por problemas com o CPF. “Para os cidadãos que não estão quites com a Justiça Eleitoral, por não terem votado nas últimas eleições, a Receita tem regularizado automaticamente as pendências e sugerimos que tentem novamente. Já para os cidadãos que tenham problemas no registro, como erro nas grafias de nomes ou datas de nascimento, a Receita também disponibilizou a regularização cadastral online. Já também para os casos de munícipes que tenham filhos sem CPF, também está disponível sistema online para inscrição de 1ª via do documento”.

A Caixa Econômica disponibiliza ainda em seu site um ambiente com as principais perguntas sobre o Auxílio.

 ORIENTAÇÕES : nem o CRAS nem o Cadastro Único operacionalizam ou têm ligação direta com o pagamento do benefício auxilio emergencial.

                                             CADASTRO ÚNICO                       

Devem procurar o serviço somente as pessoas que tiveram suspensão de seus benefícios anterior ao dia 20 de março. A partir desta data, pelo período de 120 dias o Ministério da Cidadania não irá suspender os pagamentos de benefícios para quem não estiver com o Cadastro atualizado, ficando portanto, a critério do munícipe realiza-lo neste período ou não.

CRAS

Seguem com atendimento, como avaliação sócio assistencial, encaminhamentos, auxílio para pessoas em situação de vulnerabilidade, além do agendamento para atendimento sobre Cadastro Único, podendo o munícipe privilegiar o contato por telefone antes de se deslocar ao equipamento de referência.

Seguem os telefones de contato CADÚNICO e BOLSA FAMÍLIA: (94) 992940985  (94) 992170659                

Atendimento BPC: (94) 991271503                      

Atendimento Sócio  assistencial: (94) 991122293  (94) 992737539

Leia mais sobre Assistência e Desenvolvimento Social, Cadastro Único, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Corona vírus .                     

PREFEITURA DE BANNACH UM NOVO TEMPO UMA NOVA HISTÓRIA.

documento em anexo