Bannach realiza 1ª Plenária Municipal da Saúde da Mulher

Evento debateu o fortalecimento de políticas públicas de saúde voltadas à mulher

Seguindo às diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, foi realizado nesta sexta-feira (05) em Bannach, sul do Pará, a 1ª Plenária Municipal da Saúde da Mulher que debateu e deliberou sobre questões relacionadas as políticas públicas voltadas às mulheres, numa perspectiva de fortalecimento do Sistema Único da Saúde – SUS.

O Evento, coordenado pelo Conselho Municipal de Saúde, reuniu vários representantes da sociedade civil, servidores públicos e representantes dos poderes executivo e legislativo, que participaram da Plenária realizada na Câmara Municipal.

Na abertura, a prefeita Luncinéia Oliveira falou de sua preocupação quanto a atenção da política municipal de saúde, ressaltando os desafios e sua preocupação a frente da gestão de Bannach, reafirmando seu compromisso de promover as transformações em benefício da população. Ela também manifestou apoio ao evento, observando a presença da sociedade como forma de participação popular na formulação de propostas para melhoria da política de saúde do município. “Que esta plenária seja de grande proveito e, assim, sigamos no rumo certo, trabalhando para atendermos cada vez melhor a todas as mulheres banaquenses”, disse a prefeita.

O tema, “Saúde das mulheres: Desafios Para Integralidade com Equidade” foi apresentado na abertura aos participantes, tendo sido explanado pelo secretário municipal de saúde, José dos Santos, que destacou a importância da realização do evento, bem como da implementação da política municipal de atenção à saúde da mulher.

Em seguida, foram ministradas duas palestras sobre os eixos temáticos, tendo como expositoras Mara Marinho que ministrou sobre os eixos I e II e Rosymeire Brito sobre os eixos III e IV. As palestrantes se disseram maravilhadas com o público presente e parabenizaram a Prefeitura de Bannach pela realização da Plenária.

Para debaterem e tirarem encaminhamentos, os participantes foram divididos em grupos para a discussão dos quatro eixos propostos:

Eixo 1 – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres

Eixo 2 – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres

Eixo 3 – Vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres

Eixo 4 – Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social

Após os grupos deliberarem sobre os temas e formularem propostas para melhoria da política de atenção a saúde da mulher, foram apresentados a todos os presentes para aprovação em plenária.

Ao final, os participantes escolheram delegados municipais que representarão na 1ª Plenária Estadual, e concluíram com a entrega de certificados.

O evento contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Renato, e outros vereadores que se fizeram presentes.